Um Pouco Sobre Mim...

Vocês podem ler esse texto e ao mesmo tempo escutar as músicas! #ficaadica 😏

Muitos me perguntam, como surgiu em mim essa grande vontade em querer seguir a carreira de Tecnologia.

Vou contar um pouco aqui para vocês! 😃

Toda essa paixão e amor por tecnologia surgiu em meados de 2003, época em que eu era uma Monitora da Sala de Informática no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht. Estudava na parte da manhã e a tarde, todas as quartas-feiras, eu dedicava o meu tempo disponível para ensinar as pessoas da Comunidade daquela região a aprender o básico de informática: Word, Excel, Power Point e Windows.

Porém, sempre após as minhas monitorias, sempre procurava, claro... jogar Carmem San Diego. Para quem não conhece, era um jogo muito popular na época e jogava em disquete (pasmem!!)

Mas, numa dessas tardes, enquanto jogava, parece que deu um tick na minha cabeça e comecei a questionar coisas que aconteciam no jogo, como por exemplo: como desenvolveram esse jogo? Como ele sabe que o personagem do jogo tem que se movimentar para frente e para trás? Como eu faço para fazer algo do mesmo escopo? Depois desse dia, coloquei na minha cabeça que queria aprender tudo, mas absolutamente tudo sobre Informática.

Naquela época ainda estava no 2º ano do Ensino Médio e já tinha que começar a me preparar para o que estava por vir.

Pulando um pouco de 2003 para 2011, resolvi fazer Faculdade em Bacharel de Sistemas de Informação, na Faculdades Integradas de Jacarepaguá e quando participei da primeira aula sobre Lógica de Programação em Pascal (sim... a minha primeira linguagem que aprendi a programa foi Pascal. E foi paixão e amor à primeira vista ❤️. Naquela turma éramos uns 46 alunos. Estava cheia a sala de aula e muito calor. Mas, era uma realização de um sonho para mim naquele momento.

Passaram-se os anos e enfim, em Dezembro de 2013, resolvi mudar a Graduação do curso de Sistemas de Informação para o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pois durante o curso, vi que o meu foco estava totalmente direcionado para a Web e até hoje é um dos meus focos! E diante de tanta gente, estava eu na minha formatura e mais 2 alunos (lembram que a turma começou com 46 alunos?! Sim... no final só se formaram 3!) e eu ali... a única mulher graduando e realizando o discurso de formatura e citando ao final a linda frase do Steve Jobs aos formandos de 2013 – FIJ:

”Stay hungry. Stay foolish.” ~ Steve Jobs

Quando se gradua, para nós é apenas um começo e de fato foi. Primeira experiência profissional na área de Desenvolvimento. Primeira experiência profissional e internacional, em Buenos Aires – Argentina. Retorno ao Brasil. Novas experiências profissionais. Primeira palestra técnica dada. Reconhecimento de Contribuições em Comunidades Técnicas. E enfim... chegamos nos dias atuais, em que eu, Glaucia Lemos, posso dizer a todos vocês aqui que, amo e tenho plena paixão pelo faço.

E como eu procuro demonstrar essa paixão?! Quem me conhece, sabe que gosto de compartilhar conhecimento a todos. Seja ele em forma de: vídeos tutoriais, live coding, palestras técnicas, webinars, artigos técnicos ou um simples incentivo a uma pessoa que pensa em ingressar nessa linda jornada.

Porque escolhi essas músicas como tema para que você possa ler a minha história? Pois a música tem o poder de nos deixar: tristes, alegres ou motivados. E procurava sempre escutar algumas canções que de fato me deixava mais motivada para continuar fazendo e seguindo os caminhos que tinha que percorrer a cada dia. Pois sabemos que a vida não é nada fácil. E precisamos de um incentivo a mais dar continuidade na nossa longa caminhada nessa jornada.

Fica aqui a dica para todos vocês: Nunca. Jamais pensem em desistir daquilo que vocês amam fazer! Se você encontrou aquilo que realmente ama, procure meios de estudar, estudar e estudar para alcançar com seu objetivo. Pois se você ama o que faz, os resultados do seu trabalho virão como consequência.

Hoje, atuo como Software Developer muito feliz e contente no que eu faço. E pretendo continuar essa jornada por muitos e muitos anos!

Espero que tenham gostado um pouco da história que contei aqui sobre mim. E você? Gostou do que leu aqui? Gostaria de compartilhar? Escreva a sua história AQUI que terei o maior prazer em publicar aqui no meu site e fazermos uma corrente motivacional com todos vocês! 😍